bebein

10/05/2006

Conteúdos: Para quê? Por quê?

Lá vem mais uma enxurrada de perguntas, que textos sugestivos na seleção de material! Nos fazem andar em areia movediça.
Vamos para reflexão: Será que os alunos não concluem o ensino básico e médio somente por questões sócio-políticas? Não seria uma das variáveis o descompasso entre ensino escolar e realidade, ou outra variável complementar a anterior, a contextualização/ significação do conteúdo curricular?
Obviamente, nós educadores reconhecemos que sim, mas o que constatamos é que o discurso dos profissionais em educação é consciente, mas na prática nada se altera. Sendo assim, acredito que nem podemos chamar de consciência, o que há é informação da necessidade de mudança.
Nesse sentido, o que ocorre na minha concepção é o modo de tratamento dos professores com os conteúdos curriculares e estes com o saber significativo.

1 Comments:

Blogger MARLENE HERTER DALMOLIN said...

Oi,
E isso aí Ale, muda tudo menos as práticas de nossos professores.
Talvez possamos colaborar para que as mudanças aconteçam , quem sabe?
Um grande abraço.
Marlene.

terça-feira, 24 outubro, 2006  

Postar um comentário

<< Home